Imagem capa - Patrimônio Modernista na Amazônia por Maíra Onofri
Modernismo Brasileiro

Patrimônio Modernista na Amazônia

Desde agosto de 2017, estou fazendo o Mestrado Profissional na área de Patrimônio Cultural no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na cidade de Macapá, no Amapá. Para aqueles que me conhecem, sabem da minha paixão pela arquitetura modernista e foi aqui, no Norte do País, que fui encontrar um tema super interessante para pesquisar e me aventurar.


Estou estudando sobre a Vila de Serra do Navio, que é um vila localizada a 200km de distância da capital Macapá. Esta vila modernista, é tombada pelo IPHAN desde 2012 pela sua riqueza e qualidade arquitetônica/urbanística e paisagística no meio a floresta amazônica. 

Imagem: Casa dos trabalhadores da Vila

Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/772335/classicos-da-arquitetura-vila-serra-do-navio-oswaldo-bratke


O traçado arquitetônico e urbano da Vila de Serra do Navio, foi desenvolvido pelo arquiteto Oswaldo Bratke, seguindo os conceitos da arquitetura e urbanismo modernistas com um plano urbanístico bem definido por zonas destinadas ao uso habitacional, de lazer, do trabalho e da circulação. O projeto do arquiteto foi e ainda é muito atual, devido à utilização de materiais construtivos locais, adequação com a realidade climática da Amazônica e também  pela preocupação com conforto térmico por conta da proximidade dos trópicos. 

Imagens: Vista do Alojamento feminino, clube e abaixo a Escola.

Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/772335/classicos-da-arquitetura-vila-serra-do-navio-oswaldo-bratke