Imagem capa - Conjunto Modernista no Rio de Janeiro por Maíra Onofri
Modernismo Brasileiro

Conjunto Modernista no Rio de Janeiro

Andando pelas ruas do bairro Laranjeiras, nem imaginava que poderia existir em meio aos prédios que cercam a região, uma área verde exuberante com um conjunto residencial modernista. Estou falando do Conjunto Residencial do Parque Guinle que foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa no período de 1948-1954. 

A área integra os prédios residencias, o Palácio Laranjeiras ( que originalmente foi projetado na década de 1920 para residência de Eduardo Guinle, 1846-1914) e um parque verde que fica localizado dentro de uma Área de Proteção Ambiental.



Foto: Leonardo Finotti


Este conjunto de prédios residenciais foram os primeiros projetados, especificamente, para a elite carioca da época. O arquiteto Lúcio Costa desenhou os edifícios com traços da arquitetura e urbanismo modernista com paisagismo do Roberto Burle Marx em alguns pontos específicos.


Imagens dos prédios projetados pelo arquiteto Lúcio Costa e o parque verde ao redor


    




Fotos: Maíra Onofri


Os princípios modernistas como os pilotis, janela em fita e os brises soleils, se misturam com os outros elementos que são os cobogós (tijolos cerâmicos vazados) e as trelicas em madeira. 

O Conjunto Residencial é tombado pelo IPHAN desde 1986 e ele foi premiado na I Beinal de Artes de São Paulo nos anos 50.