Imagem capa - Casa Roberto Marinho + Modernismo Brasileiro por Maíra Onofri
Modernismo Brasileiro

Casa Roberto Marinho + Modernismo Brasileiro

Casa Roberto Marinho + Modernismo Brasileiro❤️ Hoje o post é sobre esta Casa que guarda um acervo rico da história da arte Modernista no Brasil e no mundo, a Casa Roberto Marinho ! A Casa inaugurada em 1943 pelo empresário Roberto Marinho no bairro Cosme Velho, no Rio de Janeiro, faz alusão à arquitetura neocolonial com inspirações pernambucanas e com projeto original dos jardins do Roberto Burle Marx. Construída para ser sua residência mesmo, a Casa abrigou sua família e foi palco de acontecimentos de músicas, artes plásticas, teatros e outros.



Fotos que mostra as fachadas da Casa Roberto Marinho


Fotos da entrada com um piano de cauda e subindo no segundo pavimento tem uma obra pintada em vermelha do artista Frans Krajcberg


Ao longo dos anos, ele foi colecionando grandes obras de arte mantendo o foco na arte brasileira, em especial, ao Modernismo dos anos 1930 e 1940 além do Abstracionismo Informal.


Hoje, a exposição “Modernos 10” reúne na Casa, os dez expoentes da arte moderna brasileira: Tarsila, Segall, Portinari, Pancetti, Nery, Guignard, Djanira, Di Cavalcanti, Dacosta e Burle Marx.


Obras da artista Tarsila do Amaral



É uma exposição muito rica com obras raras, expostas até o início de novembro de 2018. Vale destacar que toda coleção particular fala um pouco da história do colecionador e isso fica bem evidente ao entrar nesta exposição dos “Modernos 10”.

Nestas fotos que tirei, dá pra perceber um pouco da riqueza cultural deste lugar😍 E o que mais me chamou atenção no percurso, foi estar visitando uma exposição de arte Modernista dentro de uma casa que me pareceu ter buscado uma integração com todas as artes: Arquitetura+Escultura+Pintura.

A Casa apesar de ter sido reformada para abrigar um centro cultural, me pareceu preocupada com esta integração como sendo um dos princípios básicos da corrente Modernista Brasileira.



Quem quiser saber mais: http://www.casarobertomarinho.org.br