Imagem capa - Iluminação correta: como destacar objetos em um nicho? por Maíra Onofri
Interiores

Iluminação correta: como destacar objetos em um nicho?

Quando se trata de decorar os ambientes da sua casa, você logo pensa no uso de itens e acessórios decorativos, não é mesmo? Mas será que você está sabendo utilizá-los e realçá-los de forma eficiente?

Seja em um nicho ou numa prateleira, o uso da iluminação correta pode conferir destaque, ajudar na organização e ainda deixar os espaços modernos e com um toque de sofisticação.

Por esse motivo, reunimos 3 dicas para você fazer a diferença e transformar o seu lar. Confira!


Fitas de LED para uma iluminação correta e contínua

As fitas de LED são uma excelente opção na decoração para quem busca uma iluminação de efeito, aliando baixo consumo de energia a um toque de charme em seu lar.

Isso porque elas produzem uma iluminação homogênea e contínua por toda sua extensão, o que as torna ideais para serem embutidas, seja em prateleiras – inclusive aquelas com formatos diferentes e que fazem curvas – ou nichos, destacando itens decorativos.

A iluminação indireta gerada pelas fitas pode ter uma rica variedade de cores. A neutra, que é a mais usada e prática, por exemplo, ajuda a realçar as tonalidades reais dos objetos sem ofuscar ou incomodar a vista. 

Em todos os casos é imprescindível que a fita não fique aparente, caso contrário chamará mais atenção do que o necessário.


Spots para destacar objetos decorativos

Quando se deseja utilizar a iluminação como peça-chave para valorizar sua decoração, é essencial que a luz seja trabalhada de uma forma prática e agradável. Os spots são um bom exemplo de como fazer isso funcionar.

Ao serem instalados em nichos, ajudam a realçar obras de arte, objetos de coleção, livros e outros itens que merecem destaque. Para tanto, devem iluminar de forma direcional (foco fechado), produzindo um “efeito lanterna”.

A luz pontual e concentrada dos spots também pode ser usada para brincar com perspectivas e sombras quando aplicada entre duas peças, por exemplo. O efeito obtido reforça texturas, volumes e é excelente para criar um clima mais intimista no ambiente.


Luz difusa para um clima aconchegante

A decoração de estantes, nichos e prateleiras também conta com outra opção para dar vida às suas peças: a luz difusa, que é mais suave e sem tanta intensidade ou brilho.

Ela pode ser utilizada tanto em sancas de gesso – que encaixam a iluminação na moldura entre o teto e a parede –, em recorte nos móveis ou em prateleiras para embutir a fim de provocar uma iluminação que se espalha por todas as direções.

Esse efeito estético nos móveis não ofusca a vista nem causa um incômodo visual, o que é excelente para espaços onde há um constante fluxo de pessoas, como a sala.

Além disso, seus fachos de luz ajudam a manter a harmonização do ambiente, deixando-o confortável e aconchegante para você, sua família e seus visitantes.

Uma boa decoração requer iluminação correta para garantir conforto, comodidade e realçar o seu estilo e toque pessoal em cada ambiente. Por isso, é totalmente válido prestar atenção à luz para não comprometer seu projeto.

Gostou desta dica? Então saiba que há muitas outras sugestões imperdíveis para você transformar sua casa. Curta minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades. Espero você por lá!