Imagem capa - Qual a melhor iluminação para o ambiente de maquiagem? por Maíra Onofri
Interiores

Qual a melhor iluminação para o ambiente de maquiagem?

Você está pensando em criar um local especial para que possa se produzir, mas não sabe qual Iluminação para o ambiente de maquiagem é a ideal? Selecionamos algumas dicas importantes que te ajudarão a montar o cantinho perfeito para que você possa fazer sua maquiagem diária, arrumar seu cabelo e escolher os acessórios certos para completar seu look.

A princípio a missão parece simples, mas existem alguns fatores determinantes que precisam ser obedecidos para que o ambiente atenda as reais necessidades, não comprometa sua finalidade e garanta uma maquiagem incrível. O principal deles é a iluminação. Caso a luz incida de forma muito fraca ou forte, a forma como você enxergará as cores pode mudar, os tons ficam comprometidos e os detalhes dos traços também podem não ser percebidos.


Como garantir uma boa Iluminação para o ambiente de maquiagem

Escolha um ambiente da casa que receba bastante luz natural durante o dia, que fique perto de uma janela ou paredes de vidro e que seja bem arejado. A luz natural é a iluminação mais real com que podemos contar, ela nos permite vermos com perfeição a textura da pele, sombra e demais detalhes. Dificilmente você errará a cor ou intensidade errada de base, pó e sombra se estiver em um ambiente iluminado com a luz natural do dia.


O melhor tipo de iluminação para a maquiagem

Existem diversos tipos de lâmpadas no mercado e é preciso muito cuidado na hora de escolher a que irá iluminar o seu cantinho da maquiagem.

As lâmpadas frias, ou brancas, que garantem um tom de luz mais azulado, não deixa sombras, ilumina bastante e facilita no processo de maquiagem, já que, possibilita enxergar detalhes. Mas se o ambiente for iluminado somente com este tipo de luz, o risco de errar no tom da base ou corretivo claro de mais é grande.

Já as lâmpadas quentes são amareladas e avermelhadas, apresentam índice maior de reprodução de cor (IRC), imitando melhor a luz natural. Elas também auxiliam bastante no processo de maquiagem, mas sozinhas também podem fazer com que erre na intensidade das cores. Portanto, o segredo é misturar os dois tipos no mesmo ambiente para evitar sombras e percepções erradas.


A Iluminação para o ambiente de maquiagem precisa contar com a posição correta das lâmpadas 

Instale lâmpadas quentes e leitosas (para não machucar seus olhos) de frente para você, isso é nas laterais do espelho. Uma dica importante é não colocar apenas uma luz em cima do espelho, pois ela gerará sombra e poderá prejudicar a qualidade da sua maquiagem. Já as lâmpadas frias devem ficar a sua volta, de forma difusa no ambiente. Saiba mais sobre iluminação residencial. 

Agora que você já conhece as principais dicas de Iluminação para o ambiente de maquiagem, monte o seu cantinho e garanta makes maravilhosas no seu dia a dia. Com a escolha ideal do ambiente e instalação da iluminação perfeita, os erros serão minimizados e o resultado final atenderá suas expectativas.  

Gostou das dicas, tem dúvidas ou quer compartilhar uma experiência? Adoraríamos saber sua opinião, deixe-nos um comentário.