Imagem capa - Sapateiras: como guardar e organizar seus sapatos por Maíra Onofri
Interiores

Sapateiras: como guardar e organizar seus sapatos

Os calçados são peças que, além de funcionais, sempre enriquecem os visuais, trazendo muita elegância e personalidade. São muitos estilos, modelos e cores, que precisam ser bem cuidados para que sua beleza e vida útil não fiquem comprometidas. Para isso, a melhor opção são as sapateiras.

No entanto, apesar de essa ser uma solução simples, muitas dúvidas podem surgir. Por isso, no post de hoje, responderemos algumas questões e lhe daremos ideias criativas para que você possa organizar os seus sapatos de forma fácil e muito útil. Continue a leitura!


Quais as vantagens de guardar os sapatos em sapateiras?

As sapateiras são extremamente úteis e práticas, pois são projetadas especificamente para guardar calçados da melhor forma possível, de modo que não sejam danificados nem percam a forma em razão da falta de espaço ou de uma acomodação ruim.

Portanto, o uso de sapateiras garante que os sapatos permaneçam bonitos e em bom estado por muito mais tempo.


Quais os diferentes tipos de sapateira?

Com as diversas tendências de decoração, atualmente, são muitas as opções e estilos de sapateiras.

Dentro de casa é possível abusar da criatividade, lançando mão de objetos do dia a dia para transformá-los em sapateiras inovadoras e cheias de originalidade.

Por exemplo: você sabia que escadas podem virar sapateiras muito charmosas? Além disso, prateleiras convencionais, baús, estantes e caixas de acrílico também são ideias superinteressantes e decorativas.

Além das sapateiras já mencionadas, existem as que são embutidas dentro do armário, ou estão no interior do closet. Elas normalmente são tipo prateleiras com corrediças simples de puxar; às vezes podendo ter base para organizar os sapatos de saltos. E ainda existem aquelas que são feitas com barras de inox parecendo prateleiras que além do benefício da ventilação, são excelentes por otimizar bastante os espaços entre os sapatos.


Qual o melhor lugar para colocar a sapateira?

A sugestão é priorizar ambientes secos, arejados e também com o espaço mínimo para receber as sapateiras.

O melhor lugar para posicionar a sapateira, seria debaixo ou ao lado de um calceiro, dentro do closet, em algum canto vago do armário, ou ainda num espaço do quarto onde se tem o hábito de retirar e trocar os sapatos.


Qual a diferença entre guardar os sapatos de forma inclinada ou reta?

Os sapatos têm sua forma pré-definida e não foram feitos para serem guardados empilhados, amassados, apertados e abafados.

Eles precisam ser armazenados de maneira que preservem sua estrutura intacta para que não sejam arranhados, manchados e deformados com o peso de outros sapatos.

Logo, as sapateiras devem possuir prateleiras, ou espaços que assegurem que os sapatos ficarão retos e alinhados, motivo pelo qual a forma retilínea é a melhor opção para as sapateiras.

Outro motivo para manter os sapatos guardados em prateleiras retas é o fato de que na opção de prateleiras inclinadas, se perde muito mais espaço, e com isso o número de prateleiras é reduzido.


Quais as melhores dicas para organizar e cuidar dos sapatos?

De nada vai adiantar escolher a sapateira mais prática e bonita se, antes de guardar os sapatos, não forem tomados alguns cuidados básicos.

Em primeiro lugar, os calçados devem ser limpos após o uso e também serem colocados em um local com bastante circulação de ar.

Além disso, verificar na caixa do sapato quais os cuidados específicos para o material do calçado de modo que os produtos de limpeza utilizados não o danifiquem.

Também, vale ficar atento e não sair usando os mesmos itens de limpeza para todos os sapatos, pois alguns terão limpadores específicos e outros poderão ser higienizados apenas com um pano úmido.

Viu como guardar e organizar os sapatos nas sapateiras é fácil? O que achou das nossas sugestões? Deixe seu comentário!