Imagem capa - 4 segredos para não errar no material de construção da sua obra por Maíra Onofri
Interiores

4 segredos para não errar no material de construção da sua obra

Quem vai reformar sabe que a compra do material de construção pode ser um dos aspectos mais estressantes da obra. Por isso, para evitar problemas durante a realização da obra, é importante planejar com cuidado a compra do material de construção e evitar alguns erros comuns neste processo.

Neste artigo, apresentamos alguns segredos para você não errar na hora de comprar o material de construção da sua reforma. Confira!


Comprar com planejamento

Um dos erros mais comuns de quem está reformando é fazer as compras de material de construção sem planejar. Antes de ir às compras, é essencial conversar com o seu arquiteto ou engenheiro para definir o que deve ser comprado em cada etapa da obra e calcular as quantidades necessárias de cada item. Para quem está fazendo a reforma diretamente com o pedreiro ou mestre de obras, é necessário pedir as medidas detalhadas antes de comprar revestimentos, pisos, rodapés, entre outros materiais. Assim, você evita surpresas durante a execução da sua reforma e não deixa de comprar as quantidades certas de materiais de construção. 


Estoque para acabamento

Quem compra material de construção sem planejamento pode cometer dois erros. O primeiro é comprar demais e acabar estourando o orçamento. O segundo é comprar de menos e, depois, não encontrar mais o item no mercado. Esta questão é problemática em obras de reforma. Para não cometer esses erros, não compre por impulso e tenha os cálculos do projeto em mãos antes de investir em pisos, azulejos e pedras. 

Dê preferência para itens de pronta entrega e, antes de fechar negócio, confira se todos os materiais são do mesmo lote. Este cuidado é fundamental na hora de comprar produtos em promoção, que podem estar fora de linha ou ter estoque limitado, principalmente quando os produtos estão em ponta de estoque. No caso de pisos e revestimentos, é preciso ter atenção redobrada com o lote do produto, pois peças de lotes diferentes podem apresentar variação na cor, tonalidade ou acabamento. Por último, certifique-se de que não há defeitos no material.


Assentamento

Ao escolher os seus pisos e revestimentos, é importante ficar atento às instruções para assentamento. Peças com efeitos específicos, por exemplo, os revestimento que dão efeito 3D, podem perder completamente o visual se não forem assentadas corretamente. Por isso, é essencial conferir se o material escolhido requer algum cuidado especial na hora do assentamento e orientar o pedreiro para fazer a colocação correta para que o resultado fique perfeito.

Outro detalhe importante é fazer a paginação correta dos pisos e revestimentos, que é o momento em que se define a forma como os materiais serão instalados, a orientação e o padrão de assentamento. Essa etapa é fundamental para garantir a harmonia do resultado final. 


Entrega do material

A maioria das lojas entrega o material de construção no local da obra, e essa é uma grande facilidade para quem está construindo ou reformando. Afinal, não é fácil ficar carregando sacos de cimento, louças, pedras e caixas de azulejo dentro do carro, concorda? Porém, é necessário ter bastante atenção ao pedido na hora da entrega e, preferencialmente, acompanhar pessoalmente a conferência do material.

Isso é importante porque caso algum produto tenha defeito, esteja errado ou em quantidade discrepante em relação à nota é preciso recusar na hora da entrega e já fazer contato com a loja. Quando este contato não é feito na hora do recebimento, pode ser bem mais difícil conseguir qualquer troca de material que veio errado. Ao fazer a compra, dê preferência ao frete oferecido pela loja e agende o dia e o horário da entrega. 

Com esses segredos, você vai ter mais tranquilidade na hora de comprar o material de construção da sua obra! Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!