Imagem capa - É possível decorar a casa sem fazer uma reforma estrutural? por Maíra Onofri
Interiores

É possível decorar a casa sem fazer uma reforma estrutural?

É muito bom mudar o visual da nossa casa,  mas reformas sempre são uma verdadeira dor de cabeça, não é mesmo? A gente evita o quebra-quebra, a poeira e aquele cenário típico de destruição que vemos nos filmes de guerra. Não é exagero, fica assim mesmo!

Mas decorar a casa pode ser muito mais simples do que todo mundo imagina. Você não precisa realizar uma reforma estrutural para deixar seus ambientes com a cara nova. É totalmente possível investir em decoração sem bagunça. Veja como:


1. Mude os móveis de lugar

Essa maneira de decorar a casa de forma diferente pode até dar um certo trabalhinho, mas não vai te custar mais do que empurrar alguns móveis, trocá-los de lugar e, na pior das hipóteses, desmontar alguma coisa e montá-la novamente em outra área. 

Ao mudar seus móveis de local, você consegue deixar o ambiente renovado, sem ter feito alterações muito drásticas. Além disso, há quem acredite que isso ajuda até mesmo a potencializar a energia vital do imóvel!


2. Troque os azulejos sem quebrar nada

Se você está enjoada dos azulejos da sua cozinha ou banheiro, não precisa se desanimar com a quebradeira aparente para trocá-los. Hoje, existem formas de pintá-los com epóxi, uma tinta especial para esse tipo de superfície.

Os azulejos velhos ficam de cara nova sem muita sujeira. Você só precisa ter cuidado na aplicação da tinta, que deve ser uniforme e, geralmente, é necessária mais de uma demão, com intervalos de até 12 horas entre elas.


3. Use adesivos de parede na cozinha

Outra solução para mudar o visual do seu ambiente, no caso de azulejos e outras superfícies de cozinhas, banheiros e áreas de lazer são os adesivos de parede de diversas cores ou de ladrilho hidráulico, por exemplo.

Esse é um recurso bastante prático, que renova a parede sem intervenções estruturais ou sujeira. Além desses adesivos, também existem outras plotagens e papéis de parede com acabamento vinílico, bastante resistentes à água.


4. Pinte a parte interna ou externa dos seus móveis

Existem também outras formas de decorar a casa de maneira mais discreta. Uma ideia muito legal é pintar os móveis de outra cor, ou até mesmo adesiva-los, como pode ser feito com os azulejos. 

Tem muita gente aderindo a moda de alterar a cor da parte interna dos móveis também. Isso dá um ar novo ao ambiente de forma sutil, sem mudar drasticamente a tonalidade do local. Prefira, nesse caso, o serviço de um profissional especializado para laquear o móvel ou até mesmo fazer uma pátina.


5. Restaure o piso sem quebrar nada

Além das paredes, o chão também pode ficar com aspecto novo sem ser necessário quebrar a casa inteira para trocar os pisos. Se for madeira, você pode recuperar seu aspecto desgastado com verniz ou resina à base d’água, por exemplo.

Mais uma solução prática e rápida é o revestimento de PVC, que é aplicado por cima do piso antigo. Ele possui uma espessura bem fina, em torno de 3 milímetros, o que não causa muita alteração no nível do chão. Alguns imitam madeira e até mesmo tapetes. Dá para usar a criatividade e deixar o ambiente muito diferente.


6. Utilize espelhos para ampliar espaços

Se você acha sua casa um pouco pequena, não pense que a única solução é quebrar paredes e ampliar os cômodos. O espelho é um “coringa” em decoração, já que ajuda a ampliar espaços. Experimente adicionar esse recurso. É surpreendente o resultado.

Agora que você leu nossas sugestões, viu como é possível decorar a casa sem fazer uma reforma estrutural? Se você gostou dessas dicas, então assine nossa newsletter e continue aprendendo mais!