Imagem capa - Vintage, retrô, clássico ou moderno: qual é o seu estilo de decoração? por Maíra Onofri
Interiores

Vintage, retrô, clássico ou moderno: qual é o seu estilo de decoração?


Planejar uma mudança no visual do lar é uma tarefa que, muitas vezes, nos traz inúmeras dúvidas. O mundo da arquitetura e do design tem muitas opções de estilo de decoração – vintage, retrô, clássico, moderno, e assim por diante – e escolher um para aplicar em seu espaço é, realmente, uma missão bem difícil. Procurar o estilo que tenha maior identificação com a sua personalidade, deixando a casa com a sua cara, é um bom começo.

Para te ajudar nessa decisão, vamos explicar a diferença entre alguns dos principais estilos de decoração. Confira aqui e saiba qual é o melhor para você!


Vintage

Vintage é um estilo que pode ser definido como um apanhado do que há de melhor em cada década, algo que já foi referência. resgatando elementos das décadas de 20 a 60.

A decoração vintage é delicada, romântica, com muita personalidade e referências ao passado. Charmosa e sem ostentação (a riqueza fica por conta dos detalhes), predominam móveis clássicos e com formas arredondadas.

Os objetos de decoração geralmente são encontrados em antiquários, feiras, lojas de móveis antigos e, por que não, na casa da Vó. Por carregarem consigo um ar nostálgico, elementos como gaiolas, bicicletas antigas, abajures bordados, relógios e rádios antigos são muito bem-vindos.

Normalmente, privilegia-se uma composição de cores em tons mais apagados e neutros, bem como o rosa antigo, dourado e branco.


Retrô

O estilo retrô faz uma releitura de décadas posteriores ao estilo clássico, mais precisamente de 50 a 70. Sendo dinâmico e impactante visualmente, usa objetos que sobreviveram à essas décadas para criar um estilo decorativo muito forte e um pouco excêntrico. Os elementos não possuem apenas uma função estética, mas também devem ser funcionais.

Uma das principais características é a mistura de formas (florido, xadrez, abstratos, geométricos) e texturas (plástico, vinil, rendas), assim como a utilização de móveis baixos, com linhas simples e pernas pontiagudas. Sofás largos e longos e cadeiras arredondadas e suaves dão um toque retrô ao ambiente. Os papéis de parede também são muito presentes nesse estilo, como influência dos anos 50, 60 e 70.

As cores seguem um padrão forte e alegre, como o laranja, verde, azul, rosa e amarelo, ou então uma clássica mistura do estilo: preto, branco e vermelho. É de extrema importância tomar cuidado na composição das cores, usando-as principalmente em elementos destaque e evitando usá-las em um todo.


Clássico

O estilo clássico tem sua origem na arquitetura greco-romana. Considerado atemporal, por nunca ter saído de moda, apresenta traços elegantes e ricos, perceptíveis na nobreza e qualidade dos materiais.

O design clássico é caracterizado pelas paredes em forma de arco e simetria na distribuição de espaços amplos e altos, compostos por cadeiras, poltronas, mesa de apoio, sofás e mesas com pés esculpidos e trabalhados luxuosamente. Os móveis normalmente são feitos a partir de materiais nobres, como porcelanas, cristais, bronze e madeiras (mogno, carvalho, cerejeira, e outros).

A paleta de cores que constitui o estilo de decoração clássico pode conter o preto, bordô, azul-marinho e verde esmeralda, que são combinados com outros elementos dourados, prateados e cor de ferrugem.


Moderno

O estilo moderno retrata as tendências da metade do século XX até os anos iniciais do século XXI, com um conceito simples, direto e sem excessos. Um pouco mais adornado que o minimalista, esse estilo não deixa a serenidade, a beleza e a funcionalidade do ambiente de lado.

Evidenciado pelo uso de materiais novos e com tecnologia avançada (aço escovado, ferro crômio, fibra de vidro, plástico, entre outros), formas geométricas e mobília minimalista – em que a estética está fortemente ligada à funcionalidade – esse estilo de decoração apresenta uma inspiração futurista. As cores claras, tetos brancos e texturas em segundo plano dão um ar mais sereno ao estilo moderno.

Esse post ajudou a entender melhor cada estilo de decoração? Se você gostou do artigo e pretende mudar a decoração de casa, não deixe de conferir os 5 erros mais comuns na decoração de ambientes.