Imagem capa - Vai comprar um imóvel usado? 4 coisas para se observar! por Maíra Onofri
Interiores

Vai comprar um imóvel usado? 4 coisas para se observar!

Comprar uma propriedade certamente é uma grande realização para qualquer pessoa. No entanto, ainda assim, é preciso ter muita atenção para que a concretização do negócio não vire um pesadelo.

Existem vários detalhes que devem ser muito bem analisados antes de assinar o contrato. Quer descobrir quais são eles? Então confira essas 4 coisas para se observar ao comprar um imóvel usado:


Cheque a situação do IPTU e outros débitos

O primeiro passo para quem vai comprar um imóvel usado é observar a situação do IPTU e outras taxas. Se houve atrasos e inadimplência, você deve ter em mente que o comprador é que precisará arcar com o pagamento e isso pode representar uma fatia considerável de capital para regularizar a propriedade.

Além da certidão negativa de IPTU, cheque também a Matrícula do Imóvel no Cartório de Registros da cidade, que atesta quem é o verdadeiro dono e se ele está apto a negociar a unidade. As certidões de quitação de serviços essenciais também são importantes, pois contas atrasadas de água, gás e luz podem levar as concessionárias a interromper os serviços.

As certidões negativas no INSS e das justiças Federal, Cível e Criminal também são primordiais, pois os problemas como títulos protestados e dívidas trabalhistas podem até anular a venda do imóvel. A melhor alternativa é exigi-los do próprio vendedor, mas esses documentos são públicos e você pode solicitá-los nos órgãos competentes.


Visite o imóvel mais de uma vez

Um erro comum que muitas pessoas cometem ao comprar imóveis usados é visitá-los apenas uma vez, se encantar com a propriedade e fazer uma proposta. No entanto, fazer duas ou mais visitas pode ajudar o comprador a descobrir muito mais sobre o local. Você pode observar, por exemplo, se o bairro fica muito perigoso à noite ou muito deserto nos finais de semana.

O trânsito é outra questão relevante. Passear pelos quarteirões adjacentes em vários horários vai indicar se existem engarrafamentos recorrentes e se há vagas para estacionar nas proximidades, o que é extremamente útil para receber visitas. Observe também se existem os serviços públicos e comércios mais básicos, como padarias, hospitais e bancos.

A visita também serve para checar detalhes como a ventilação do imóvel e se o sol da manhã bate nos quartos ou na sala. Uma unidade com muita incidência do sol da tarde e pouca circulação de ar, por exemplo, pode ser muito quente e exigir o uso excessivo de ar condicionado e ventiladores.


Observe a convenção do condomínio  

Observar a convenção do condomínio é uma atitude importantíssima antes comprar um imóvel usado, pois isso ajuda a entender como funciona o local e dá uma boa ideia se tudo se enquadra nos seus conceitos e demandas. Conversar com os vizinhos também é aconselhável: a vizinhança é parte integrante da propriedade e pode valorizar ou desvalorizar o seu investimento.

Analise as regras antes de fazer uma proposta, pois elas regem a relação dos condôminos com o espaço comum e privado. Se você não se enquadrar no que está escrito, talvez seja uma boa ideia evitar dores de cabeça no futuro e continuar procurando.


Verifique a estrutura

Você também não deve deixar de verificar a estrutura da propriedade, pois imóveis usados podem apresentar diversos tipos de problema. A parte elétrica deve ser o primeiro passo: muitas unidades mais antigas ainda não foram preparadas para receber a quantidade de aparelhos eletrônicos que dispomos atualmente. Quadro de luz, tomadas e interruptores precisam ser analisados.

Infiltrações também são um problema recorrente: abra as torneiras e chuveiros e verifique a presença de pontos de umidade ou mofo. Observe também a existência de colorações escuras em pisos e portas e afaste móveis para checar se existe algum sinal de vazamento.  


Se a unidade for realmente interessante, vale lembrar que um auxilio especializado pode deixar a decoração e outros detalhes do jeito que você sempre sonhou. Uma boa reforma comandada por profissionais de arquitetura e engenharia pode transformar completamente salas, quartos, cozinhas e banheiros, valorizando a propriedade e deixando tudo perfeito para as demandas do comprador.


Essas são as coisas que você não pode deixar de observar ao comprar imóveis usados! Lembrou de algum item que não falamos? Conte para nós nos comentários!