Imagem capa - Como usar móveis coloridos na decoração da sua casa por Maíra Onofri
Interiores

Como usar móveis coloridos na decoração da sua casa

Decorar a nossa casa é uma das tarefas mais divertidas que existem, não é mesmo? E a experiência fica ainda melhor quando abusamos dos móveis coloridos. Essa é uma tendência que veio pra ficar e está com tudo. O mobiliário em tons alegres cria espaços sofisticados e dá um toque único aos ambientes. Por outro lado, conseguir um bom resultado não é assim tão fácil. Para te ajudar, fizemos este post com várias dicas para que você saiba usar os móveis coloridos na decoração e consiga dar aquela repaginada no seu lar. Confira!


Utilize o círculo cromático 

Você não precisa ser um “artista plástico” para escolher as futuras cores dos seus móveis, mas existem alguns fatores que devem ser levados em conta. Cores que harmonizam bem juntas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático — elas são semelhantes entre si e compartilham uma cor primária (um verde claro seguido de um verde mais escuro, por exemplo). Mas, por outro lado, cores complementares entre si (opostas no círculo) trazem uma combinação eletrizante, que também pode ser muito interessante!


Transforme o seu móvel em uma peça de arte

Se você decidiu decorar a sua casa com móveis coloridos, ainda pode ir além. Em vez de usar apenas uma só cor no objeto, uma ótima dica é transformá-lo em uma “obra de arte”. Invista em desenhos geométricos, padrões de diferentes formas, arabescos, ou até a mistura de duas ou três cores. Você pode apostar, por exemplo, em um armário com puxadores, gavetas e portas de cores diferentes. Algumas lojas especializadas oferecem esse tipo de mobiliário personalizado já pronto, mas você ainda pode despertar o artista que existe em você, seja usando um vinil adesivo ou até mesmo, a pintura. O que vale é ousar!


Busque cores que transmitam bons sentimentos

As cores, além de darem estilo ao ambiente, evocam emoções e lembranças. Mobiliário em tons quentes como os avermelhados, podem ser a peça chave para que o espaço emane paixão. Já os de tons frios, que podem ir desde os verdes aos azuis, são capazes de transmitir prosperidade, esperança e a tranquilidade que você precisa depois de um dia cansativo. Use as cores como aliadas das boas emoções. Assim, além de ficar bonito, seu lar estará carregado de boas energias. 


Destaque um canto específico do ambiente

Se você prefere um estilo mais monocromático, isso não é desculpa para não trazer cor para o seu dia a dia. Escolha um ponto específico do cômodo para chamar a atenção. Pode ser uma pequena poltrona junto à sala de estar, com diferentes tecidos; aquela área gourmet ou um pequeno espaço da própria cozinha, usando revestimentos coloridos; ainda aquele cantinho da leitura da varanda, com almofadas em diversas cores. Dessa forma, você fará do ambiente um lugar mais agradável e vivo.

Os móveis coloridos na decoração são uma ótima maneira de acrescentar estilo ao ambiente, além de bonitos, dão um toque de alegria e leveza a qualquer cantinho.
Nossa casa é uma extensão daquilo que somos, busque transmitir sua personalidade aos diferentes ambientes. Fuja do senso comum se assim o quiser, e lembre-se: sua casa, suas regras.
Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Então deixe seu comentário!