Imagem capa - Fique por dentro de 6 etapas na construção do banheiro residencial por Maíra Onofri
Interiores

Fique por dentro de 6 etapas na construção do banheiro residencial

A construção ou reforma do seu banheiro pode melhorar significativamente a sua qualidade de vida dentro de casa, além de trazer mais beleza para o seu ambiente. Mas atenção! Materiais, acabamentos e serviço mal-feito podem ser sinônimos de dor de cabeça no futuro e gastos além da conta.

Sendo assim, acompanhe nossas dicas para evitar problemas na construção do banheiro!


Planejamento

Antes de tudo, certifique-se das necessidades que o banheiro virá a atender. Ele é parte da suíte? É um banheiro social? Fica na parte interna ou externa da casa? Está perto da piscina? Será usado predominantemente por pessoas de idades ou de gêneros específicos?

Ter todas essas questões em mente é fundamental para que você realize suas escolhas em relação às instalações sanitárias, à iluminação, à colocação de espelhos, entre outras decisões. Nesse momento, é bom contar com o auxílio de um arquiteto, que te ajudará a pensar em todas essas possibilidades.


Encanamento

Não deixe de pesquisar bastante o custo-benefício das peças a serem utilizadas.

Se você mora em prédio, confira se não há algum tipo de regulamentação sobre a parte hidráulica e sempre conte com a ajuda de um profissional. Ele ajudará você a planejar o melhor posicionamento de canos e conexões, planos para a saída de esgoto, tamanho de cada uma das peças etc.

Pense, ainda, que juntamente a um profissional, você poderá planejar soluções para diferentes layouts que desejar, adequando a compra de materiais e a execução do serviço.


Parte elétrica

Além do chuveiro e de possíveis aquecedores, o banheiro deverá contar com lâmpadas e tomadas que poderão receber equipamentos que demandam mais energia, como secadores de cabelo e aparelhos de barba. Cuide para que a fiação e demais equipamentos deem conta dessa demanda, e prefira tomadas com dois ou três postos.

Além disso, cuide para que a resistência do chuveiro seja de fácil manutenção: você não quer ficar na mão quando ele queimar, não é mesmo?


Iluminação

Novamente, você precisará analisar as funcionalidades do seu banheiro. O espaço será utilizado para a aplicação de maquiagem, para fazer a barba ou algo que precise de maior iluminação na bancada? A parte do box conta com uma banheira para o relaxamento? Alguém poderá se depilar ou fazer a barba ali dentro?

O ideal é desmembrar os circuitos, com uma luz acendendo dentro do box, uma funcionando para todo o banheiro e outra com spots para a bancada. Essas são apenas sugestões, mas lembre-se de que tudo depende do tamanho do seu banheiro e das suas necessidades de iluminação.


Pisos

A área do banheiro pode tornar-se escorregadia, já que está constantemente molhada. Por isso, você deve pensar bem no material utilizado: porcelanato e granito são boas escolhas.

Você deve verificar se a coloração do piso está adequada tanto para a decoração quanto para facilitar a sua limpeza, e confira se o material escolhido muda de temperatura  — imagine seus pés descalços num chão gelado!

O nivelamento do piso do box deve ser mais baixo para facilitar a caída de água, e a paginação dos pisos pode ajudar a otimizar o corte das pedras e formar um desenho mais bonito no chão do banheiro.


Acabamentos

Por fim, atente-se aos acabamentos. Vasos, banheiras, metais e espelhos devem combinar entre si e com o banheiro e devem, acima de tudo, atender às suas necessidades. Você poderá colocar revestimentos nas paredes em tons mais claros (isso otimiza a sua iluminação), inserir de nichos, que são recortes dentro do box para a acomodação de shampoos e cremes, etc.

Para quem possui pouco espaço, vasos com caixas acopladas são uma ótima pedida, e ainda ajudarão você a economizar. 

Espelhos conjugados com pastilhas são também uma ótima opção para se decorar sem gastar muito: charmosos e funcionais, eles poderão trazer cor e beleza para seu espaço.

As informações que passamos nesse post poderão te ajudar na escolha de procedimentos e materiais para sua obra, mas, se quiser uma assistência mais completa, procure profissionais capacitados: eles saberão te orientar em todas as etapas para que, ao final, você se satisfaça plenamente com o resultado.

E então, percebeu a importância de fazer um planejamento detalhado na reforma ou construção do banheiro? Comente suas dúvidas e sugestões!