Imagem capa - Passo a passo: como fazer a iluminação residencial por Maíra Onofri
Interiores

Passo a passo: como fazer a iluminação residencial

Após pensar em todo o conceito decorativo de sua casa, saiba que a iluminação residencial é que irá valorizar e dar o toque final em tudo o que foi feito. Para lhe auxiliar a acertar nessa parte tão importante da decoração, o post de hoje lhe dará dicas valiosas sobre como fazer a iluminação da sua casa de uma forma mais eficaz. Confira!


Hall de entrada

O Hall é o primeiro espaço que você tem contato quando entra na sua casa, e portanto, a iluminação deverá ser pensada para proporcionar conforto, e nesse caso o mais indicado é a luz indireta podendo ser feita com sancas, que ficam ótimas em espaços maiores, completando com spots direcionados para um quadro ou outro ponto de destaque se utilizando de luz neutra, pois, esta consegue proporcionar uma sensação ainda mais confortável. Caso o hall seja pequeno, um pendente proporciona uma sensação gostosa ao espaço, além de ficar super charmoso. 


Sala de estar

Outro espaço que precisa ter seu projeto de iluminação de ambiente pensado para o conforto, e dessa forma a luz indireta neutra também é uma boa pedida. Aqui a iluminação poderá ser feita mesclando spots, sancas ou lustres. Essa mescla é útil para que você deixe o ambiente adequado para diversos tipos de iluminação, como, a menor incidência de luz durante um filme, ou ter sua sala iluminada ao receber visitas. Para isso, o ideal é que o projeto tenha os circuitos desmembrados, ou seja, os comandos de sancas, lustres e spots sejam independentes, cabendo inclusive a instalação de um dimmer, que nada mais é do que um “regulador de intensidade” de incidência de luz conforme o gosto de quem está ocupando aquele espaço. Essa dica vale para vários ambientes de sua casa, como, os quartos, sala de jantar, etc. 

Evite as lâmpadas halógenas, pois elas esquentam muito e podem trazer algum desconforto.


Sala de jantar, cozinha e área de serviço

Atualmente são comuns os conceitos de sala de jantar e cozinha integrados, separados por uma bancada ou “passa prato” no caso da chamada “cozinha americana”. A bancada, por exemplo, deverá ser bem iluminada por luzes brancas que podem ser direcionadas por spots ou por pendentes pequenos. Além do visual ficar bem charmoso, esse tipo de montagem destaca a pedra que compõe a bancada.

Na mesa de jantar, lustres poderão ser instalados cerca de 60 cm distante do tampo da mesa, e nestes deverão estar instaladas luzes neutras ou frias, proporcionando conforto para todos.

Para a cozinha e para a área de serviço, nada melhor do que as eficientes lâmpadas fluorescentes, se atentando apenas ao tamanho do espaço e à necessidade de iluminação.  


Quartos

O ideal para os quartos são as luzes neutras armadas em lustres ou plafons com 4 lâmpadas fluorescentes. Para os criados mudos o ideal é que abajur ou luminárias articuladas sejam utilizados para servir a quem gosta de ler antes de dormir, mas de forma a não atrapalhar quem está dormindo ao lado.


Banheiros

Este é um local que precisará ser bem iluminado, pois é onde normalmente os homens fazem a barba e as mulheres suas maquiagens. Portanto, lâmpadas halógenas são uma ótima pedida, podendo ser instaladas em spots tipo par 20, arandelas, e inclusive nos espelhos no formato camarim.

Apenas tome o cuidado de não instalar essas lâmpadas em luminárias fechadas, pois o vapor do chuveiro pode acabar favorecendo a queima precoce.


Garagem e varanda

Na garagem deve ser reforçada a visibilidade e a segurança com o uso de refletores que iluminam todo o portão. Mas a economia também deverá ser pensada, e dessa forma, os refletores deverão ter lâmpadas de led preferencialmente ligadas aos sensores de presença. No projeto de iluminação da garagem, poderão ser incluídos spots no chão, o que valorizará a fachada da casa.

No caso da varanda, vai depender muito do contexto pensado para o local. Independentemente das cores ou dos objetos decorativos, o ideal aqui também é apostar em spots e sancas. 

Tem mais alguma ideia para um projeto de iluminação para a sua casa ou apartamento, ou alguma dúvida sobre algum dos tópicos? Então não deixe de participar da conversa através dos comentários abaixo!