Imagem capa - Decoração de banheiros: como fazer? por Maíra Onofri
Interiores

Decoração de banheiros: como fazer?

Parece que o banheiro é sempre o último cômodo no qual pensamos quando estamos construindo ou reformando nossa casa, né? Um dos cômodos mais usados da casa deveria receber bem mais atenção. Se você concorda, confira nossas dicas de decoração de banheiro e prepare-se para renovar o seu.


O layout do cômodo

Antes de mais nada, avalie a forma como seu banheiro foi desenhado. Vaso sanitário, pia e chuveiro/banheira estão nos melhores lugares em que poderiam estar? Muitas vezes, por falha de um projeto de arquitetônico ou da execução dele, o espaço não é bem aproveitado. Pense bem se não há necessidade de mudar algo de lugar e, se precisar, procure ajuda de um arquiteto ou designer de interiores.


Revestimento claro, mas nem tanto

Pisos e paredes clarinhos têm a cara de banheiro e ajudam, de fato, a dar um tom sóbrio e limpo ao ambiente, inclusive produzindo uma sensação de amplitude. Porém, é importante lembrar que pisos brancos sujam com facilidade, então pode ser interessante optar por um tom um pouco mais pastel para disfarçar as inevitáveis sujeirinhas do dia a dia.


Toques de cor

Para contrapor o revestimento claro, você pode investir em detalhes como faixas ou pastilhas na parede. Especialmente dentro do box, as pastilhas podem dar o toque de cor que falta ao ambiente. Outra opção é trazer cores para o piso, com porcelanatos de tonalidades mais escuras ou imitando mármore. Esse tipo de material pode vir inclusive com efeito 3D, que fica ótimo aplicado dentro do box ou nas paredes do cômodo, dando personalidade ao ambiente.


Decoração utilitária

Inevitavelmente, por ficarem expostos, os objetos do banheiro acabam servindo como decoração. Então, compre toalhas, tapetes, lixeiras, porta sabonetes e outros itens essenciais para o banheiro em tons coloridos e coordenados, que contraponham com o ambiente claro e combinem entre si. Um vasinho com flor artificial também ajuda a dar vida à decoração do ambiente sem ficar exagerado.


Quando enjoar, mude tudo

O mais legal de focar a decoração do banheiro nos objetos em si e não no revestimento, móveis ou quadros (como nos demais cômodos) é que, depois de alguns anos, quando você não gostar mais da paleta de cores escolhida para o espaço, basta comprar novos objetos para redecorar e dar uma cara completamente nova ao ambiente.


Organização dos objetos

Se o espaço for muito pequeno, não tente guardar tudo no banheiro. Maquiagens, remédios e perfumes, por exemplo, podem sofrer com as mudanças de temperatura, então ficam mais bem guardados no quarto, assim como toalhas limpas, que ocupam muito espaço no banheiro sem necessidade.


Prateleiras e cestos

Para guardar o que realmente precisa ficar no banheiro, como cremes, shampoos, condicionadores e produtos de higiene bucal, opte por pequenas prateleiras e cestinhas organizadoras. Com cada coisa em seu lugar, além de mais organizado, o espaço parecerá sempre maior e mais bonito.


Abuse de espelhos

Outra dica imperdível para a decoração dos banheiros é usar muitos espelhos e, assim, criar uma ilusão de amplitude no cômodo. Uma opção para quem tem pouco espaço é criar um armário sob medidacompletamente coberto por espelhos.

E você? Como costuma fazer a decoração do seu banheiro? Como é na sua casa? Conta pra gente nos comentários. Vamos adorar te ouvir e, quem sabe, te ajudar!