Imagem capa - Tendência de decoração: veja como usar o jardim vertical! por Maíra Onofri
Interiores

Tendência de decoração: veja como usar o jardim vertical!

Há alguns anos os jardins verticais ganharam destaque não só no cultivo de flores e hortaliças em apartamentos, mas também como peças de decoração. A grande maioria das pessoas pensa que eles exigem grandes espaços, um sistema de irrigação de alta tecnologia e grande habilidade no manuseio com as plantas.

A verdade, porém, é que os jardins verticais são elementos decorativos simples, bonitos e versáteis. No post de hoje daremos várias dicas de como usar o jardim vertical em sua casa, deixando-a ainda mais aconchegante e moderna com essa tendência. Acompanhe!


Deixe a planta crescer livremente

Se sua casa possui grandes paredes e grandes espaços, uma boa dica é utilizar uma única planta nesse ambiente para construir um visual elegante. Uma ideia é colocar uma trepadeira como o amor-agarradinho ou a falsa-vinha e deixá-la crescer livremente por essa parede. Apesar de ser comum em ambientes externos, o efeito criado por ela dentro de casa é incrível, porém atente-se se ela está recebendo a iluminação necessária e se não está escurecendo o ambiente.


Brinque com nichos

Seja com nichos de madeira, caixotes de feira ou até mesmo pequenos blocos de concreto, você pode montar um jardim como um quebra-cabeças. Escolha as plantas que mais gosta e disponha-as na parede criando módulos verdes. Seguindo esse modelo, uma nova planta pode ser acrescentada e o jardim pode ser reconfigurado sempre que necessário. Uma dica para os blocos de concreto é utilizá-los no chão, uma vez que são pesados e ficam bem mais harmônicos dessa maneira.


Abuse do pegboard

O pegboard, ou placa de eucatex perfurado, é muito utilizado em cozinhas e oficinas para deixar os utensílios e ferramentas sempre à mão. O que muita gente não sabe é que ele é perfeito para a criação de um jardim vertical!

Você pode fazer uma versão pequena, cortando-o de acordo com seu espaço, ou cobrir uma parede inteira se você tem espaço de sobra. Esse estilo super combina com um home office!


Invista no aço

Existem no mercado malhas de aço, semelhante às vendidas para a confecção de cercas, que além de baratas deixam o ambiente muito contemporâneo. Você pode facilmente instalar essas armações na parede e, com a ajuda de pequenos ganchos, você torna o seu jardim vertical lindo e relativamente fácil de adicionar, subtrair, ou mover plantas.


Construa um jardim vertical no banheiro

Por mais incomum que isso soe, um jardim no banheiro dará o toque final na decoração do ambiente. Você pode utilizar pequenos vasos de ágata dispostos na parede em ganchos, formando pequenas fileiras uma sobre a outra. Mini espadas de São Jorge, dinheiro em penca e violetas também são exemplos de plantas charmosas e ideais para esse espaço.


Pendure tudo

Quem disse que um jardim vertical precisa estar fixo a uma parede? Você pode pendurá-lo apenas no teto, seja por meio de uma viga ou com ganchos estrategicamente colocados. Samambaias, aspargos-alfinete e gerânios-pendente são ideais para esse tipo de jardim, que pode inclusive servir como divisor de ambientes, por exemplo.


Faça um jardim verdadeiramente sustentável

Pegue embalagens que iriam para o lixo e reaproveite. Caixas de leite e garrafas pet são excelentes como pequenos vasos de planta. Você pode pendurá-las com barbantes por meio de um macramê ou dispô-las em pequenas prateleiras de madeira de demolição. Sua varanda vai ficar muito mais convidativa com esse up na decoração!


Utilize utensílios de cozinha

Pegue copos, bacias, jarras e xícaras e use-os para plantar aquelas hortaliças que você tanto gosta. Elas ocupam pequenos espaços, não exigem grandes cuidados e deixam o espaço com um ar retrô. Uma boa dica é criar um jardim vertical seguindo esse modelo na cozinha, assim você sempre terá os temperos ao alcance da mão na hora de cozinhar.

Não importa se você mora num apartamento de 30m² ou numa casa enorme:  o jardim vertical deixará tudo mais bonito e charmoso. São muitas as ideias e projetos em que você pode se inspirar para transmitir sua personalidade e estilo. Esperamos que esse post te motive a colocar a mão na terra!

Não deixe de comentar aqui sobre as suas experiências e sobre as suas maneiras preferidas de usar o jardim vertical na decoração! Até breve!