Imagem capa - Veja como usar o revestimento de pedra na sua decoração! por Maíra Onofri
Interiores

Veja como usar o revestimento de pedra na sua decoração!

A utilização de pedras em revestimentos é uma maneira versátil de valorizar sua decoração. Além de dar destaque ao ambiente, o revestimento de pedra é muito prático, pois tem fácil manutenção e alta resistência.

A grande variedade de pedras existentes no mercado torna o revestimento de pedra ideal para qualquer estilo de arquitetura, seja sofisticado, seja rústico ou clássico.  


Onde e como utilizar revestimento de pedra

A base onde será colocado o revestimento precisa estar limpa, sem umidade e prumada. Não é indicada a colocação de pedras em paredes dry-wall, devido ao peso desse material, que necessitaria de muito reforço para garantir a fixação na parede.

Em ambientes internos, o revestimento de pedra normalmente é aplicado em salas, quartos ou banheiros. O uso deve ser moderado, pois a quantidade excessiva de pedras pode tornar o ambiente frio. Você pode, por exemplo, adicionar um painel para destacar determinada parede da sua sala, sem a necessidade de cobri-la por inteiro, o que reduz o custo desse tipo de revestimento.

As pedras, em geral, têm valor mais alto que outros materiais para revestimento disponíveis no mercado, mas seu custo é compensado pela durabilidade. Se você quer ter a beleza do revestimento de pedra por um custo menor, uma boa opção é comprar sobras: se bem combinadas, as sobras de pedras podem formar lindas composições, e elas são vendidas por um valor inferior.

O auxílio de um arquiteto é muito importante na escolha da pedra ideal para o seu projeto de revestimento. Além disso, esse profissional poderá auxiliar na busca de alternativas para que você tenha um custo adequado ao seu orçamento. Muitas vezes, um simples recorte diferente no material muda completamente a aparência do revestimento. Recursos como esse podem trazer as soluções que você precisa para transformar o ambiente.


Qual pedra escolher

Atualmente, temos no mercado as pedras naturais (mármore, granito, ardósia, seixos, pedra portuguesa, caxambu, pedra Goiás etc.) e as pedras artificiais ou compostas, que consistem em superfícies sólidas fabricadas a partir de partículas de pedras e aditivos sintéticos, como por exemplo, as pedras Corian®, Silestone® e Nanoglass®. Além do grande número de pedras disponíveis, podemos combiná-las com inúmeros acabamentos, como por exemplo o polido, cortes em filetes ou o apicoado, que confere a superfície uma aspereza e aspecto poroso. Além disso, as pedras podem ser cortadas em diferentes formatos.

Essa infinidade de possibilidades faz das pedras um dos materiais mais ecléticos para a utilização em projetos de decoração, reforma e construção. As pedras cortadas em filetes, por exemplo, as chamadas “canjiquinhas”, possibilitam a composição de mosaicos lindíssimos. As diversas combinações de cores, tons e relevos permitem várias opções de revestimentos que sejam harmônicos com o projeto como um todo.

Além do equilíbrio estético, a escolha da pedra deve considerar o local onde será aplicado o revestimento. Alguns materiais mudam sua aparência em ambientes externos, como o mármore e o Silestone®, por exemplo. Além disso, a porosidade de algumas pedras ou a irregularidade da superfície (como é o caso do granito) torna inadequada a utilização em revestimentos de determinadas áreas.


Como fazer a manutenção

A maioria das pedras deve ser limpa apenas com água e sabão neutro, sem o uso de produtos abrasivos, que podem manchar ou deteriorar sua superfície. O mármore, por ser um tipo de pedra mais delicada, deve ser limpo apenas com pano úmido, pois o uso de produtos químicos pode causar manchas.

Em áreas internas, em que há um menor impacto da ação do tempo, a limpeza do revestimento pode ser esporádica. Uma escova macia, espanador ou aspirador de pó são suficientes para a manutenção. Nas áreas externas, a limpeza deve ser realizada com maior frequência, variando de acordo com a pedra escolhida. A impermeabilização dos revestimentos facilita a manutenção e garante a beleza do material por mais tempo. Ela pode ser indicada para locais internos e externos, dependendo do material e do ambiente escolhido.

Gostou de saber mais sobre o revestimento de pedra? Então, deixe um comentário!