Imagem capa - 4 dicas de decoração para varandas gourmet por Maíra Onofri
Interiores

4 dicas de decoração para varandas gourmet

Reunir os amigos e a família é sempre uma boa pedida. Conversas, lembranças, risadas e uma boa refeição formam a combinação perfeita para um momento memorável. E nada melhor que isso aconteça em um cômodo que fuja da tradicional, motivo pelo qual a busca por varandas gourmet tem crescido bastante no mercado. Mas você sabe como ter um espaço ao mesmo tempo funcional, aconchegante e conservado? Para te ajudar, reunimos algumas dicas que vão ser bastante úteis nessa sua nova empreitada.


Qualidade e durabilidade

Muitos acreditam que por se tratar de um ambiente interno, os móveis escolhidos para uma varanda gourmet não precisam de cuidados especiais, mas isso é um equívoco. Esse cômodo é desenvolvido pensado justamente em oferecer uma experiência mais leve e aberta, diferente de uma sala de jantar, por exemplo.

No momento da compra do mobiliário devemos estar atentos a dois pontos fundamentais, o acabamento e os materiais utilizados na sua confecção, que devem ser resistentes ao calor, a raios solares, chuva, líquidos, gordura e comida, evitando manchas e desgaste precoce.


Espaço e necessidades

Antes de partir para as compras é importante analisar bem o seu espaço. Cabe aquela churrasqueira que você tanto deseja ou um cooktop é a melhor opção? Comprar uma mesa grande ou uma de menor proporção? De nada vai adiantar ter uma varanda gourmet toda equipada se o excesso de mobiliário tirar o conforto para você e quem for te acompanhar durante uma refeição. Tenha em mente que tipo de ambiente você deseja montar e como adapta-lo, sempre preocupada com a mobilidade e praticidade.

Atualmente, muitos apartamentos comprados na planta já vêm com uma varanda gourmet e isso evita problemas futuros, como reformas e planejamento para incluir bancadas, pia e cuba. É um ponto interessante, uma vez que já oferecem um espaço previamente construído e equipado com pontos elétricos, por exemplo.


Mobiliário e utensílios

Antes de tudo, lembre-se do espaço que você tem à sua disposição. Uma mesa com belas e confortáveis cadeiras é essencial, afinal você quer que a experiência de receber os amigos seja agradável. A depender das medidas de sua varanda, a dica é apostar em uma cozinha americana. Além de ser mais compacta, permite que os convidados compartilhem com você o delicioso momento de cozinhar.

É imprescindível você adquirir uma pia que facilite o manuseio dos alimentos e a higienização, como as feitas de mármore, granitos e porcelanatos, por exemplo. Caso você opte por ter uma churrasqueira, é de bom tom acoplar um exaustor ou uma coifa, evitando assim o cheiro forte da fumaça produzida. Você nunca sabe quando irá precisar fechar as janelas de sua varanda, seja por conta de chuva por exemplo. Então é melhor estar preparada para imprevistos.

E lembre-se, para economizar espaço e deixar tudo ainda mais funcional, dê prioridade a móveis com gavetas e compartimentos para guardar pratos, talheres, toalhas e tudo o que for necessário. Prateleiras também são ótimas pedidas.


Revestimento e piso

Caracterizadas por serem bonitas, funcionais e de fácil adaptação, as pastilhas vitrificadas têm recebido a atenção dos decoradores mais requisitados do mercado. Além da beleza, o material usado facilita bastante na hora da limpeza, além de não sofrer de rachaduras e trincos, problemas comuns em paredes.

Já para o piso, nós temos duas sugestões: 

  • Granitos: são pedras naturais e, por causa disso, apresentam uma enorme variedade de cores. Sua alta resistência faz com que a aparência original dure por muito mais tempo do que outros tipos de revestimentos. Apesar de serem relativamente mais caros, são opções duráveis e com um processo de limpeza muito simples, precisando apenas de um pano úmido.
  • Porcelanatos: por possuírem um processo de fabricação diferente dos pisos de cerâmica, os porcelanatos são mais resistentes. Versáteis e com uma grande variedade de opções, é uma boa escolha para a varanda gourmet por causa de sua baixa absorção de água, durabilidade e facilidade na hora da limpeza.

Se você deseja ter uma varanda gourmet é preciso de cuidado, atenção e investimento. Pesquise e procure, existem diversos móveis e utensílios específicos para esse tipo de cômodo no mercado, sempre pensando na praticidade, funcionalidade e economia. Agora conte para a gente nos comentários, por onde pretende começar sua varanda gourmet?