Imagem capa - Apartamento pequeno e decorado: 5 dicas para otimizar o espaço do apê por Maíra Onofri
Interiores

Apartamento pequeno e decorado: 5 dicas para otimizar o espaço do apê

Com o passar dos anos, os apartamentos têm sido construídos cada vez menores, o que traz alguns desafios para a personalização dos ambientes. No entanto, sabendo fazer bom uso de cada cômodo e do espaço, sua casa pode ficar linda e com seu estilo.

Pensando nisso, no post de hoje selecionamos algumas dicas para que você aprenda como ter um apartamento pequeno e decorado. Confira!


Instale portas otimizadas

É comum que em apartamentos pequenos os ambientes sejam integrados, de modo que o espaço útil fique maior. Depois de um laudo técnico do engenheiro, reformas podem ser feitas para quebrar algumas paredes e, com isso, podemos dar tchau às portas! Nesse contexto, o modelo de cozinha americana tem se tornado mais comum, por exemplo. 

Contudo, alguns cômodos não podem ser integrados e precisam de portas, como o banheiro e os quartos, claro. Nesses casos, o ideal é usar portas de correr, pois permitem maior aproveitamento do espaço, além de serem práticas e bem charmosas! Elas servem também para armários da cozinha, da sala e, principalmente, guarda-roupas.


Use espelhos e objetos translúcidos

Espelhos dão a impressão de amplitude e profundidade, duplicando o ambiente, além de ajudar na iluminação do espaço. Eles podem ser colocados em cima da cabeceira, no quarto, na porta do armário (do lado de fora), ou mesmo ocupar uma parede inteira na sala: são muitas as opções!

A mesma sensação de amplitude pode ser obtida com móveis translúcidos – além do charme que eles podem trazer. Cadeiras e mesas translúcidas em policarbonato são uma ótima pedida!


Saiba aproveitar as paredes

Em apartamentos pequenos, as paredes se tornam ótimas aliadas, uma vez que nelas podemos pendurar quadros, fotos, pôsteres e plantas. Mas ainda há outras formas de aproveitar as paredes para além dos objetos decorativos! Nelas é possível colocar, também, prateleiras e nichos, que são ótimas pedidas em espaços limitados. Sem falar, claro,que são um ótimo lugar para se colocar um painel para a televisão, não é mesmo?

Apenas fique atento com os reflexos solares que podem eventualmente incidir, causando reflexos indesejados.


Pense em móveis planejados e multifuncionais

A vantagem em fazer uso dos móveis planejados é que eles serão montados de acordo com o espaço disponível e com as suas necessidades. Com isso, além de serem práticos, deixam o apartamento muito mais charmoso!

E mais: com móveis planejados é possível montar tudo de modo que eles tenham mais de uma função, como por exemplo uma cama ou escada com gavetas, um sofá-cama, as mesas que se alongam de acordo com a finalidade ou bancadas que vira mesa de jantar e bancada de lanche: as opções são infinitas!


Saiba combinar bem as cores

É comum as pessoas optarem por cores mais claras e neutras nas paredes e nos móveis. No entanto, uma ótima maneira de personalizar sua casa é pintar uma parede ou mesmo colocar papel de parede com formas e texturas.

Ao mesmo tempo que as cores claras e neutras iluminam e amplificam o ambiente, elas aumentam as opções de se usar cores mais fortes e vibrantes em outros adornos e objetos. Algumas sugestões são almofadas, tapetes e cortinas, ou mesmo móveis, como em escrivaninhas e poltronas, dando um toque extra na casa e entrando na onda retrô. Portanto, combine bem e abuse das cores em suas escolhas.


Lembre-se de manter a casa muito bem iluminada — luzes embutidas (spots e/ou sancas) e luminárias pendentes do teto são ótimas opções, sem falar que os embutidos são opções baratas e que cumprem bem o papel de iluminação. Além disso, se esforce em compor uma decoração harmonizada, pois um espaço pequeno e com muita informação destoante pode dar a impressão de ser bagunçado e até menor!


Agora você viu como é possível morar em um apartamento pequeno e bem decorado: basta planejar bem a sua casa e escolher quais dicas se encaixam melhor no seu estilo e orçamento.

Que tal ajudar seus amigos que estão na mesma situação? Compartilhe esse post em suas redes sociais para que todos fiquem sabendo dessas dicas!