Imagem capa - Decoração de escritórios: 5 dicas para repaginar seu home office por Maíra Onofri
Interiores

Decoração de escritórios: 5 dicas para repaginar seu home office

Cada vez mais vemos profissionais montando seus home offices e trabalhando de casa. Esse modelo de trabalho permite que a pessoa administre melhor o seu tempo e encontre um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Mas é importante definir bem o espaço de trabalho dentro de casa.

A decoração de escritórios e home offices exige alguns cuidados especiais. É importante que os elementos que compõem o ambiente estejam em harmonia para que as pessoas que trabalham nesses locais mantenham a produtividade e a tranquilidade.

Sendo assim, criamos este post com 5 dicas de decoração para você repaginar o seu home office. Confira!


Acerte nas cores

Um estudo encomendado pela AkzoNobel, dona das Tintas Coral, mostrou que 60% dos entrevistados brasileiros acreditam que as cores do ambiente impactam a motivação no trabalho. A pesquisadora Nancy Kwallek, da Universidade do Texas, confirmou essa tendência ao realizar um estudo que mostrou que paredes brancas podem afetar negativamente a produtividade.

Por isso, na hora de repaginar o seu home office, use cores que estimulem a produtividade e a criatividade. O amarelo, por exemplo, é uma opção para quem trabalha com criatividade, enquanto o verde é uma opção para inovar e produzir. Mas é importante tomar cuidado na escolha do tom — que deve combinar com o resto da decoração. Isso evita que você fique confuso e desestimulado.


Priorize a organização e a funcionalidade

A decoração de escritórios também precisa ser pensada do ponto de vista da funcionalidade e da organização. Por isso, na hora de repaginar seu home office, evite mesas lotadas de coisas ou bancadas que possuam itens espalhados por todo o lugar.

Itens como caixas organizadoras, gavetas, armários feitos sob medida para otimizar os arquivos, gaveteiros e até suporte de pastas são praticamente indispensáveis para garantir que tudo fique no lugar. Assim, fica mais fácil manter o foco e produzir mais.


Invista em uma iluminação confortável

Embora a luz natural deva ser priorizada sempre que possível, uma iluminação artificial direcionada é indispensável tanto para a sua saúde quanto para a sua produtividade. Por isso, o seu home office deve contar com uma boa iluminação em todo o projeto.

É possível desenvolver um projeto planejado com spots que focam em bancadas, por exemplo. Para os momentos de descanso, as sancas com iluminação indireta são boas opções.

Além disso, as luminárias também não podem faltar, sejam elas divertidas, coloridas ou adaptáveis. Seja como for, o ideal é que elas ofereçam uma iluminação com intensidade moderada para que você mantenha o foco no seu trabalho.


Escolha a cortina certa

O projeto de iluminação artificial será útil para seu home office, mas também é preciso pensar no uso da luz natural. Como você não deseja ficar com iluminação excessiva e nem deseja sentir a falta da luz solar o mais recomendado é escolher a cortina certa.

Prefira uma cortina adaptável e isso inclui cortinas tradicionais que podem ser ou mais leves ou com mais camadas. Assim, você consegue manter um controle de incidência de luz solar de acordo com o que você deseja. Nesse sentido, persianas tipo as rolos, são outras soluções que podem ser úteis para seu maior conforto.

Pensar em projetos com cortinas automáticas também pode tornar seu escritório ainda melhor e com o nível de iluminação certo.


Incorpore itens pessoais à decoração

Seu home office não precisa ser composto apenas por itens relacionados ao trabalho. Nesse sentido, os itens pessoais são bem-vindos e garantem que o espaço tenha a sua cara.

Uma prateleira com seus livros preferidos, porta-retratos, pequenos vasos de planta e objetos de decoração podem ser utilizados para decorar o seu espaço de trabalho. Só tome cuidado para não exagerar e deixar o ambiente muito cheio de informação!

Para realizar a decoração de escritórios e repaginar seu home office do jeito certo é preciso garantir, ao mesmo tempo, organização, praticidade, beleza e estímulo à produtividade. Com essas dicas, você vai conseguir criar um espaço que tem tudo a ver com você e que, de quebra, vai tornar a sua rotina de trabalho mais agradável e prazerosa.

Como anda a decoração do seu home office? Quais mudanças você pretende fazer? Deixe um comentário!