Imagem capa - Decoração de ambientes: conheça os 5 erros mais comuns por Maíra Onofri
Interiores

Decoração de ambientes: conheça os 5 erros mais comuns

Montar e decorar uma casa é uma tarefa muito prazerosa, mas que requer muito cuidado! Esse é um momento em que todos querem dar o seu toque pessoal aqui e ali, sendo muito fácil cometer deslizes. Colocar um móvel que não harmoniza bem com o estilo da casa, acumular uma série de objetos decorativos ou combinar as cores erradas são algumas das ações que comprometem o visual.

Não existe uma fórmula única na decoração de ambientes. É importante, sim, que seu gosto entre nesse momento. No post de hoje, mostraremos alguns dos erros mais comuns que as pessoas acabam cometendo sem nem mesmo perceber e que estragam o bom design dos cômodos. Confira nossa lista e aprenda a se livrar dessas gafes!


Excesso de fotos sobre a estante

Esse é um costume, principalmente de pessoas mais sentimentais e saudosistas. Não se preocupe, não queremos necessariamente que você se livre das fotos, mas sim que evite a “poluição visual” que pode ser causada ao exagerar na quantidade de porta-retratos em sua casa.

Solução: crie uma galeria para suas fotos favoritas em uma das paredes. As demais poderão ser organizadas dentro de álbuns, ordenadas por períodos ou eventos, estando sempre à disposição na estante.


Combinar demais o ambiente

Um cômodo que parece ter sido decorado depois de uma liquidação de um tecido ou de uma cor específica pode ser um grande erro. O ideal é não manter muitos móveis ou utensílios da mesma cor ou estampa, pois isso causa uma estranheza muito grande ao ambiente.

Solução: para deixar sua decoração de ambientes bem harmonizada, invista em um design bem diversificado e com cores ou estampas pontuais. Algumas cores e tons diferentes se harmonizam e se completam. Assim, faça combinações utilizando objetos e móveis diferentes, como uma peça colorida e outra branca, o que dá um contraste agradável.


Não adequar a iluminação

Também não podemos nos esquecer da iluminação, que é algo tão importante quanto os móveis. Apesar disso, esse é um grande erro, uma vez que, não adianta ter lindos móveis e acessórios decorativos, se a iluminação não der o correto valor ao ambiente. É importante planejar como cada cômodo irá ser iluminado, para que assim, você tenha um espaço harmonioso e aconchegante.


Cores não planejadas

Escolher a cor dos cômodos é sempre uma tarefa árdua. É necessário que a cor seja harmônica e, ainda, precisa ser útil a cada tipo de uso. Se analisarmos a questão de cores, é preciso ter o conhecimento de que ambientes pequenos, por exemplo, não devem ter cores escuras, pois isso fará com que eles pareçam ainda menor. Por isso, o ideal para pequenos espaços é apostar nas cores mais claras, que dão a sensação de ampliação.

Já em ambientes maiores, procure sempre balancear uma cor neutra, como o branco, palha ou tons de cinzas, que estão em alta, com outra cor mais escura.


Móveis que não se adaptam ao cômodo

Esse é um erro muito recorrente. Lembre-se de que cada móvel deve sempre ser pensado para o espaço que você possui. Se sua sala, por exemplo, é pequena, não adianta você querer um modelo de sofá enorme, que ficará amontoado com o resto dos móveis, sem “área de respiro visual”.

Solução: compre móveis do tamanho certo. Sempre que for comprar os itens novos para seu cômodo tenha em mente as seguintes instruções:

  1. Abrace a teoria de que “menos é mais” e não tente encher demais espaços que ficarão desconfortáveis para as pessoas;

  2. Antes de comprar qualquer peça de mobiliário, é importante medir seu cômodo e já planejar onde você irá querer colocar cada um dos novos itens.

Especialmente para esse item, é recomendável que se busque ajuda de um profissional de arquitetura ou design, que possa lhe ajudar na decoração de ambientes com a melhor escolha e aproveitamento de cada local.


Com essas simples dicas, sua casa ficará muito mais bonita, confortável e aconchegante, trazendo ao ambiente todo o bem-estar que você merece.

Gostou das nossas dicas? Deixe-nos um comentário e conte-nos sobre outras dúvidas de decoração que você tenha!