Imagem capa - Conheça os ambientes multiuso! por Maíra Onofri
Interiores

Conheça os ambientes multiuso!

Arquitetar um espaço pensando em ambientes multiuso é uma boa sugestão para quem vive em apartamentos pequenos, além de um tema bem interessante para quem está pensando em dar um "up" na casa.

Essa é uma opção que otimiza ao máximo todo aquele espaço dos ambientes e também traz um conforto pessoal para receber os amigos.

Pensando nisso, resolvemos falar sobre a montagem de ambientes multiuso na arquitetura de sua casa, os benefícios e também incríveis dicas de combinações. Ficou interessado? Então venha conferir!


Quais são os benefícios dos espaços multiuso?

Existem vários benefícios, no entanto o principal é que você consegue economizar muito espaço. Em apartamentos pequenos raramente sobra um cômodo e quando sobra, queremos fazer de tudo nele. Com tantas possibilidades, fica difícil se decidir: quarto de hóspede, barzinho, home office, área de lazer, entre outros. Nesse caso, a integração de ambientes é a solução.

Decorar a casa é como colocar toda a sua personalidade nela. É possível planejar com um investimento equilibrado e com diversas opções de combinações.

Separamos algumas sugestões que costumam ser lindas e, claro, multifuncionais! Vamos lá?


1. Varanda e sala de estar

Quem é que não gosta de passar prazerosos momentos ao ar livre, não é? Existem opções de salas de TV que interagem com os ambientes da área gourmet. Por exemplo, utilizar o mesmo piso, como o de porcelanato, nos dois locais é uma maneira que auxilia nessa integração, assim como a iluminação única para os espaços.

Boas dicas são utilizar móveis que podem ser funcionais nas duas áreas, como o puff, que serve tanto para a sala, como assento, quanto para a varanda, como um porta bebida, investir em um sofá que serve como banquinhos nos momentos de lazer dos dois espaços e aproveitar a TV, utilizada para filmes no dia a dia e como um aparelho de som para os eventos da área.

Esse vai se tornar um ambiente que pode servir para encontros com os amigos e também para relaxar assistindo TV ou lendo um livro. 


2. Sala de estar e sala de jantar

Essa já é uma combinação bastante comum em locais pequenos, pois deixa a área social do apartamento toda integrada. O espaço multifuncional proporciona vários momentos de interação, principalmente se não houver uma área de lazer.

Isso acontece porque a cozinha, com uma decoração criativa, vira um barzinho, enquanto o casal aproveita com os amigos no ambiente integrado.

Algumas ideias são ótimas, como colocar um balcão na cozinha americana, que pode substituir a mesa de jantar, um buffet para guardar acessórios, que também serve como um aparador para a sala e os tapetes grandes, que integram os ambientes e ainda os deixam mais confortáveis. Os bancos de madeira no lugar de cadeiras, também poder ser uma opção para servirem no momento de sentar à mesa, além de ajudar na descontração dos ambientes.

É possível fazer de várias formas, como se fosse um só espaço, criando uma nova identidade aos ambientes.


3. Quarto e home office

Geralmente o quarto é o local mais silencioso da casa e bastante confortável. Por isso, uma boa sugestão é integrar o seu home office ao quarto.

Por exemplo, se você tem um quarto de hóspede e gostaria de tranformá-lo em home office, pense na possibilidade de substituir o criado-mudo por uma escrivaninha, que serve como mesa e como apoio para abajur e telefone. Aproveite um cantinho do quarto e coloque uma cadeira para dias de muita leitura e utilize um espaço do guarda-roupa para guardar os materiais do trabalho.

Pronto! Percebeu como os ambientes de sua casa podem facilmente ter outros usos? Use a sua criatividade e planeje outras combinações. 

O que você achou dos espaços multiuso? Conhece mais alguma combinação que dê certo? Então deixe o seu comentário aqui! Até a próxima!