Imagem capa - Saiba mais sobre a tendência de ter paredes e móveis da mesma cor por Maíra Onofri
Interiores

Saiba mais sobre a tendência de ter paredes e móveis da mesma cor

Quem gosta de decoração e procura referências em sites e revistas da área já deve ter encontrado muitas fotos que revelam a tendência de ter paredes e móveis da mesma cor. O efeito costuma despertar amor em uns e estranheza em outros, mas é difícil alguém ficar indiferente.

Se você está procurando novas soluções para os seus ambientes e ainda tem dúvidas sobre essa tendência, confira nosso post. Veja algumas dicas para encarar o desafio de ter paredes e móveis da mesma cor. Vamos lá?


Ousadia com paredes e móveis da mesma cor

Quando você escolhe uma cor forte e aplica sobre paredes e móveis, o efeito costuma ser bem chamativo. Isso não é ruim, se a intenção é destacar este ponto. O visual dramático confere mais personalidade ao cômodo.

Independentemente do tamanho do seu ambiente ou do seu estilo de decoração, é possível aplicar esta técnica. A dica é escolher as cores e tonalidades que dialogam com os móveis e objetos que você já possui.


Efeitos que destacam qualquer ambiente

Se você possui uma sala pequena, pode usar esta técnica para criar a sensação de mais espaço. Isso acontece porque, ao usar a mesma cor, o móvel fica camuflado e pesa menos visualmente.

Outro efeito possível é o da definição de espaços. Se você possui uma parte da sala que serve como escritório, por exemplo, pode pintar a parede e a mesa de trabalho com a mesma cor. Assim, a área fica visualmente separada do restante do ambiente. 

Tudo vai depender da cor escolhida para seu projeto de decoração. Quanto mais neutra ela for, mais sóbrio e discreto será o resultado. Cores escuras, como o preto, geram um ambiente mais pesado.

A temperatura da cor também é um fator importante a ser considerado. Cores quentes, como vermelho e laranja, são ideais para criar um clima dinâmico e estimulante. Essa opção costuma ser mais utilizadas em áreas destinadas ao lazer e a alimentação, como as cozinhas.

Já as cores frias, como verde e azul, provocam a sensação de tranquilidade. Nos tons mais escuros, trazem sobriedade e sofisticação. As tonalidades claras são ideias para ambientes de descanso e relaxamento.


O segredo da combinação de cores

O grande truque para o sucesso da tendência de paredes e móveis da mesma cor é a combinação entre as tonalidades escolhidas. Para definir a sua, comece analisando seu ambiente.

Importante ressaltar que para tudo ficar em harmonia, o ideal é variar as temperaturas de cor, para que os planos fiquem separados, ou seja, se for o laranja a cor escolhida, coloque um laranja mais claro na parede, depois um mais escuro no sofá e assim por diante nos objetos. Assim os planos se separam e criam um ambiente mais charmoso e harmônico. Como na imagem acima deste post.

Com um pouco de ousadia é possível transformar sua casa e criar efeitos inusitados. Respeite seu estilo, suas preferências e use a criatividade para criar espaços confortáveis, interessantes e cheios de personalidade.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a tendência de ter paredes e móveis da mesma cor, que tal compartilhar sua opinião conosco? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!