Imagem capa - Acrílico: entenda por que esse material é uma tendência para 2017 por Maíra Onofri
Interiores

Acrílico: entenda por que esse material é uma tendência para 2017

Muito popular nos anos 60 e 70, o uso do acrílico na decoração ressurgiu com a tendência vintage e está em alta novamente. Resistente e versátil, o material aparece em mesas, cadeiras, estantes e diversos itens decorativos, em todos os ambientes. 

Além de bonito, o acrílico é fácil de limpar, pois não é poroso. Também é ótimo para dar mais claridade a um ambiente e efeitos coloridos com a luz. 

Entenda por que esse material é uma tendência para 2017 e como usá-lo na decoração.


Versatilidade

O acrílico pode compor de forma harmônica um espaço com móveis antigos. Ele também pode ser usado em qualquer ambiente e estilo por conta da sua neutralidade. Fica bem em cadeiras, mesas, aparadores, painéis, luminárias, vasos e outros acessórios.

Ele aparece em copos, jarras, vasos arredondados, pratos e outros utensílios domésticos, como jogos de banheiro (saboneteira, porta escovas, etc). No closet, o acrílico pode ser usado em caixas de sapato, para deixar os modelos à mostra e facilitar a escolha.


Modernidade

Por serem transparentes, os móveis feitos em acrílico combinam com qualquer cor e padronização. Eles também podem ser coloridos para dar um toque ainda mais moderno e estiloso ao ambiente.

O material deixou de ser usado somente em pequenos objetos decorativos quando virou a cadeira Louis Ghost, inspirada no modelo Luís XV. Hoje, ele está nas estantes de livros, o que dá um toque original à sala e valoriza suas obras; em criados-mudos, para deixar o quarto de casal mais clean e moderno, e em muitos outros móveis.

Quadros de acrílico estão em alta e inserem um elemento divertido e colorido às paredes da casa. Podem ser usados em qualquer ambiente.

Enfim, o material nunca sai de moda; é atemporal. 


Luminosidade

Se o objetivo é clarear o ambiente, o acrílico é seu melhor aliado. Ele amplia o espaço e deixa a luz entrar. Com 92% de transparência, segundo fabricantes, o material é capaz de definir diferentes graus de luz em um ambiente e causar efeitos luminosos.


Adaptação

Com toda esta versatilidade, o acrílico já ganhou a área externa das casas. Ele fica perfeito na decoração ao redor da piscina, em jardins e varandas.

O material se adapta muito bem, também, aos pequenos espaços, pois a sua transparência contribui para a sensação de amplitude.


Acrílico x vidro

O acrílico é 10 vezes mais resistente que o vidro e quando usado de maneira correta pode durar muito tempo. Em caso de arranhões leves, precisa apenas ser polido. 

Além de mais resistente, o acrílico é, também, 50% mais leve que o vidro e tem 20% mais capacidade de isolamento térmico. 


Por todos estes motivos, o material é utilizado não só na decoração de interiores, mas em joias, fachadas de lojas, materiais de divulgação, entre tantos outros usos. 

Então, entendeu por que o acrílico nunca sai de moda e é uma forte tendência para 2017? Esse post te inspirou? Deixe sua opinião ou nos conte sobre sua experiência com este e outros materiais na decoração da sua casa!