Imagem capa - Mesa redonda na sala de jantar: quando e como usar! por Maíra Onofri
Interiores

Mesa redonda na sala de jantar: quando e como usar!

A mesa redonda de vidro é um verdadeiro clássico nos lares brasileiros. Ainda assim, muita gente ainda duvida dos benefícios do móvel e não entende bem como utilizá-lo.

Se você tem dúvidas sobre como as mesas redondas devem ser aplicadas no ambiente de sua casa, acompanhe esse artigo. 

Aqui, reunimos as principais dicas para escolher bem sua mesa e decorar a casa com muito estilo. 


Mesa redonda é perfeita para ambientes pequenos 

Se você mora em apartamento, ou mesmo numa casa pequena, e precisa definitivamente de espaço, a mesa redonda de vidro pode ser sua grande aliada. 

Seu formato redondo permite um número maior de pessoas assentadas, tornando a mesa ainda mais versátil. Isso significa que receber amigos e visitas se torna uma tarefa ainda mais fácil e confortável. 

Esse tipo de mesa também é fundamental para quem não tem muito espaço para a sala de jantar. Sem bordas, elas evitam acidentes e deixam uma área de passagem maior. 


São ideais para ambientes minimalistas

Mas é nos ambientes minimalistas que a mesa redonda de vidro mostra todo o seu potencial, contribuindo ainda mais para uma decoração harmônica em espaços pequenos. 

Isso porque as mesas de vidro evitam o excesso de informação nos ambientes, destacando cuidadosamente os outros detalhes presentes no local.

São ótimas quando usadas junto a espelhos e luminárias. A transparência permite que você explore o design ampliando o ambiente, criando um efeito único junto aos espelhos.

Para isso, claro, acertar em alguns pontos na escolha da mesa redonda é fundamental. Ter cuidado com o tamanho é um dos principais pontos, mas não o único, e algumas dicas ajudam a aproveitar melhor o uso das mesas redondas. 


1. Cuidado com o tamanho da mesa redonda

Mesmo em espaços amplos, mas principalmente em apartamentos pequenos, é preciso cuidado na hora da escolha da mesa redonda de vidro. 

O segredo para escolher bem qualquer móvel é prestar atenção na área de circulação do cômodo. Afinal, não adianta apostar em uma mesa ou sofá lindos, se não há conforto na hora de se mover pelo ambiente. 

Nesse quesito, as mesas redondas com certeza são mais eficientes que as quadradas. 

No entanto, é fundamental que você verifique se o tamanho da mesa é o ideal para o ambiente, porque mesmo as mesas redondas podem atrapalhar a circulação de pessoas. O ideal é que você escolha o tamanho pensando nesse detalhe. 


2. Brinque com diferentes modelos de cadeiras

Já faz muito tempo que combinar mesas e cadeiras pode ser um processo ainda mais fácil. Misturar diferentes cores e texturas é tendência, e pode expressar melhor sua personalidade no ambiente.

Com uma mesa redonda de vidro, isso fica ainda melhor. Aposte em cadeiras ousadas e use cores e outros elementos para destacar a sua sala de jantar. 

Uma dica para não errar na mão é apostar em cores que já são usadas no espaço, combinando de forma sutil. 


3. Adicione bancos para receber melhor convidados  

O lado positivo da mesa redonda é sua versatilidade. Como é um móvel sem arestas, é sempre possível adicionar mais uma pessoa à mesa.

Para aproveitar ainda mais esse potencial, você pode comprar bancos. Eles economizam espaço e podem ficar até mesmo debaixo da mesa.  


4. Aposte na combinação de mesa redonda de vidro com luminária 

Uma mesa redonda de vidro cai muito bem com luminárias, também conhecidas como pendentes. Em ambientes pequenos, essa pode ser sua maneira de decorar o espaço sem sobrecarregar o ambiente. 

Além disso, o uso de espelhos na decoração também pode te ajudar a aumentar visualmente o espaço da  sala de jantar, principalmente quando o espelho dá um destaque na luminária.


Gostou das dicas? Deixe sua opinião sobre as mesas redondas de vidro nos comentários, seja com outras dicas ou até dúvidas sobre o assunto!