Imagem capa - Museu da Inconfidência - Ouro Preto por Maíra Onofri
Patrimônio Cultural

Museu da Inconfidência - Ouro Preto

Ouro Preto :)


Nosso município de Minas Gerais que é tão famoso por sua arquitetura colonial também foi palco do ciclo do ouro e é fonte de muitas histórias fascinantes!


Foi o primeiro sítio brasileiro considerado tombado pela Unesco e que foi fundado pelos Bandeirantes com a fusão de diversos arraiais. O município chegou a ser a cidade mais populosa da América Latina com quase 40 mil pessoas em 1730 e décadas depois com quase 80 mil. 


A cidade hoje é um pólo de turismo com muitos museus e construções importantes, que destacarei aqui: o Museu da Inconfidência.


Fotos: Maíra Onofri

 

O monumental edifício da Praça Tiradentes foi construído entre os anos 1785 e 1855, destinado à nova sede do poder municipal. É um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade. 


O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII.


A Câmara funcionou neste prédio por 25 anos, sendo posteriormente transferida para o endereço que é o atual, na Praça Tiradentes.


No início do século XX, o então governador João Pinheiro o transformaria em penitenciária estadual. Mas, com a construção da Penitenciária de Neves na região metropolitana de Belo Horizonte, em 1938, o prédio, desocupado, passou ao domínio da União, para nele instalar o Museu da Inconfidência, cujo decreto de criação é de 20 de dezembro do mesmo ano.


Fotos: Maíra Onofri


Para lidar com o grande público que visita diariamente o Museu, os profissionais dividiram a estrutura geral da mostra em dois lances bem definidos e que coincide com os dois pavimentos do prédio. Neles, vocês podem observar desde a história geral da Inconfidência Mineira, bem como histórias sobre o nosso transporte, mineração, vida social, construção civil, oratórios, mobiliários da época e outros.


Fotos: Maíra Onofri


Fotos: Maíra Onofri


Em 1974, teve início um longo trabalho que culminou com a reformulação completa das áreas expositivas. Em 2006, seria entregue ao público uma casa renovada, com uma abordagem da verdadeira Inconfidência, em obediência ao que determinava o decreto de sua criação.


É impossível visitar a cidade de Ouro Preto, sem entrar no Museu da Inconfidência! Ele retrata nosso passado e nos faz repensar muitos aspectos de nossa vida cotidiana, quer seja no âmbito da preservação da memória e identidade do período colonial mineiro, ou no âmbito dos estudos arquitetônicos da época ou até mesmo pela sua herança histórica e cultural que este prédio reserva para todos nós.