Imagem capa - Confeitaria Colombo - Rio de janeiro por Maíra Onofri
Patrimônio Cultural

Confeitaria Colombo - Rio de janeiro

* Confeitaria Colombo *

(quem não conhece...é passeio obrigatório ao chegar no centro do Rio de Janeiro!) 


A confeitaria foi fundada em 1894 pelos então imigrantes portugueses, Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão. Várias pessoas frequentaram e frequentam até hoje este restaurante de sucesso, na região central do Rio de Janeiro. Na época, célebres da sociedade brasileira como intelectuais, políticos e artistas, usavam o espaço quase que diariamente.


A arquitetura e toda sua ornamentação do prédio nos faz referência de como teria sido a Belle Époque na então capital da República.


Fonte: www.confeitariacolombo.com.br 


Fonte: www.confeitariacolombo.com.br 


 Entre 1912 e 1918, os salões do interior da Confeitaria foram reformados; ficaram mais lindos do que já eram! :)


Com um toque em estilo Art Nouveau, os salões ficaram ainda mais charmosos pois ganham os enormes espelhos de cristal importados de Antuérpia e emoldurados com madeira de jacarandá . Os móveis de madeira do interior foram esculpidos na mesma época, trazendo todo o requinte e charme de uma época clássica. E o teto da Confeitaria..é uma atração a parte com enormes vitrais coloridos e com desenhos e formas bem delineadas.


Fonte: www.confeitariacolombo.com.br 


Fonte: www.confeitariacolombo.com.br 

Teto da Confeitaria Colombo


Por mais de um século a Confeitaria Colombo é uma das mais respeitadas casas comerciais do país.


É uma obra tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico da cidade do Rio de Janeiro e considerado um dos bens culturais mais valiosos da cidade por manter suas tradições, desde a sua fundação.