Cidades Patrimônio

Conjunto Modernista no Rio de Janeiro

8 de março de 2020

Andando pelas ruas do bairro Laranjeiras, nem imaginava que poderia existir em meio aos prédios que cercam a região, uma área verde exuberante com um conjunto residencial modernista. Estou falando do Conjunto Residencial do Parque Guinle que foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa no período de 1948-1954.

A área integra os prédios residencias, o Palácio Laranjeiras ( que originalmente foi projetado na década de 1920 para residência de Eduardo Guinle, 1846-1914) e um parque verde que fica localizado dentro de uma Área de Proteção Ambiental.

Foto: Leonardo Finotti

Este conjunto de prédios residenciais foram os primeiros projetados, especificamente, para a elite carioca da época. O arquiteto Lúcio Costa desenhou os edifícios com traços da arquitetura e urbanismo modernista com paisagismo do Roberto Burle Marx em alguns pontos específicos.

Imagens dos prédios projetados pelo arquiteto Lúcio Costa e o parque verde ao redor

    

Fotos: Maíra Onofri

Os princípios modernistas como os pilotis, janela em fita e os brises soleils, se misturam com os outros elementos que são os cobogós (tijolos cerâmicos vazados) e as treliças em madeira.

O Conjunto Residencial é tombado pelo IPHAN desde 1986 e ele foi premiado na I Beinal de Artes de São Paulo nos anos 50.

Veja também

0 Comentários

Deixar um comentário

Translate »