Cidades Cultura

Cidades Romanas – um giro pela Itália

3 de agosto de 2020

Vamos fazer um giro pelas cidades romanas?

Sim, se você também é doido(a) pela Itália – que nem eu- quer seja pela cultura, arquitetura, gastronomia, história ou até mesmo pelas pessoas, cores, texturas e cheiros…então você está no lugar certo. Aqui, sempre foi um espaço aberto para debates, reflexões e estudos sobre as cidades. Hoje mais do que nunca, me sinto realizada de ter conseguido alcançar tanta gente quando falo de cidades, cultura e patrimônio (de maneira geral). Então se prepararem que, essas imagens lindas da Alessandra Invitti (que estão aqui ao longo do post), ilustram a nossa Live que aconteceu no último dia de Julho, em 31/07/2020. O tema foi: “Cidades Romanas”, mas temos a plena certeza de que o assunto é vasto e tentamos- em pouco tempo – relatar brevemente o contexto de criação das cidades romanas e como se desenvolveram ao longo dos anos (até hoje se tornar um dos pontos mais visitados em todo o mundo). A @aleinvitti é arquiteta e historiadora de arte e trouxe seu olhar e leitura para esses espaços. Mas vocês lembram sobre a história da criação do Império Romano?

Para quem está confuso(a), vou lembrar vocês que durante os seus 12 séculos de existência, a civilização romana passou da monarquia para uma república oligárquica – até se constituir em um rico império , o Império Romano- que praticamente dominou a Europa Ocidental e também, ao redor do mar Mediterrâneo através da conquista das terras e da assimilação cultural.

Os romanos espalharam suas artes (em geral) por onde passavam: esculturas, pinturas e mosaicos eram colocados em todo território que conquistavam. Igualmente assim, construíam teatros, termas, praças, aquedutos, mercados e outros. Acesse esse link e veja a Live até o final para entender a história das cidades romanas e ver suas influências em cidades como Barcelona, Londres, Paris e tantas outras.

Imagens da @aleinvitti – Alessandra Invitti

Veja também

0 Comentários

Deixar um comentário

Translate »